segunda-feira, 29 de agosto de 2011

COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE 90 ANOS - 2ª Parte

“90 anos de história, na história da educação de um povo”
                                               Por: Professor Carlos Eduardo Torres e
                                                      Professora Marciana Regina Dimori Lofrano
Todos nós sabemos a importância que a escola possui em nossas vidas. É ela quem nos prepara para o futuro e nos dá o conhecimento necessário para que possamos enfrentar os obstáculos que surgem em nosso caminho.
Nesses 90 anos de história percebemos como a educação pode transformar a vida das pessoas, segundo Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, (1976): “A educação só é possível para o homem, porque este é um ser inacabado e sabe de sua incompletude...” então cabe a escola dar subsídios para que ele se transforme em um cidadão crítico e consciente. Percebe-se então, que a transformação social é parte integradora e inerente à educação. A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim, como um instrumento de manutenção ou transformação social.
Neste caminho, a escola Manoel, em seus 90 anos, se destaca por sempre estar atenta, não somente as necessidades emergentes e atuais de formação e conhecimento, como também, ao seu papel maior, o de propiciar processos formativos que contribuam para o desenvolvimento pessoal do educando, no que diz respeito a sua formação para a cidadania, é por isso que nesta semana, vamos transcrever o depoimento de duas pessoas que passaram por “nossa escola”, essas pessoas não passaram simplesmente, elas fizeram parte da história desta escola, contribuíram para seu desenvolvimento e levam na história de suas vidas parte da história da educação desta entidade de ensino. A primeira foi professora desta escola durante muitos anos, a senhora Maria Therezinha B. Torres, que com sua sabedoria nos dedicou seu precioso tempo deixando suas palavras de incentivo e amor a esta escola; e a segunda foi aluna desta escola durante oito anos é a jovem Cássia Caroline Ezarque, que com seu dinamismo e desenvoltura nos contou sobre sua passagem por esta escola e seus planos em relação ao futuro.

1º Depoimento
“Nossa querida escola, é assim que a chamo, está completando 90 anos! Como árvore boa, ela só deu e dará frutos bons.
Durante esses anos todos, gerações de jovens estiveram à sombra dessa árvore majestosa, usufruindo de seus frutos, como eu mesma já o fiz.
Hoje, eles são cidadãos borboremenses conscientes de seus direitos e deveres para com a nação, a sociedade e a família.
Incansável em sua missão primordial de ensinar e educar, essa escola continua recebendo novas gerações que são acolhidas com respeito e carinho. Todo esse trabalho é resultado do empenho de seu corpo docente: diretores, professores, funcionários administrativos, inspetores de alunos, merendeiras entre outros.
Essa escola merece nossa gratidão!”

Maria Therezinha B. Torres.
Professora aposentada
  
2º Depoimento
"Estudei durante oito anos na Escola Manoel (2001 a 2008). E com certeza, esta escola faz parte de minha vida, me lembro com carinho de todos os bons momentos: das poesias que eu recitava nas datas comemorativas (algumas até de minha própria autoria) e também das apresentações de danças que fazíamos nas festas juninas, sinto saudades das festas e da adrenalina que as acompanhava.
Lembro-me também, com muito carinho, dos meus professores, do primário a mais marcante foi certamente a "Tia Sônia", a maneira com que ela nos tratava era muito especial, guardo recordações muito boas dela, sua preocupação em ensinar, sua maneira de dominar uma sala de "anjinhos", e ainda todo o carinho que nos dispensava.
Ao observar o empenho com que os professores do Manoel realizam seu trabalho, despertou em mim o grande interesse de tornar-me como um deles, quero ser professora! E se Deus quiser logo estarei lá, lecionando, esse é meu grande sonho: Ensinar onde Aprendi! Se conseguir realizá-lo será uma grande honra para mim.
Honra porque acredito ser o Manoel uma escola especial, o que move a escola é a dedicação com que todos os funcionários trabalham, desde os serventes até a equipe gestora. Sempre que vou até lá encontro o prédio limpo, em ordem, e as salas em sua maioria são muito disciplinadas. Tudo isso só pode ser fruto de um trabalho realizado com muito amor. Os professores são excelentes, e demonstram muita satisfação no trabalho que desempenham. Quando em uma de minhas visitas à escola contei aos meus professores que faria pedagogia, eles me incentivaram, e isso para mim foi incrível, ter o apoio das pessoas que me inspiraram o desejo de seguir tal profissão.
Fico feliz em fazer parte destes 90 anos de história, na história da educação de um povo."

Cássia Caroline Ezarque, 17 anos
3ª Série do Ensino Médio
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário