sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Orientação Técnica na Diretoria de Ensino de Taquaritinga

A Equipe Gestora da E.E. Manoel Silveira Bueno participou da orientação técnica na Diretoria de Ensino, com o objetivo de apresentar, socializar e avaliar as ações referentes aos ano letivo de 2014.
Durante o encontro os representantes da Unidade Escolar, receberam o certificado do Prêmio Gestão Escolar como destaque do ano.

Entrega do certificado - Prêmio Gestão Escolar

Boas práticas desenvolvidas na Unidade Escolar durante o ano de 2014

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Pecha Kucha - Sala de Leitura

Produto final do Projeto Superação Jovem do Instituto Ayrton Senna, da Sala de Leitura da E.E. Manoel Silveira Bueno, produzido pelos protagonistas participantes do referido projeto. O vídeo mostra o trabalho desenvolvido durante o ano letivo, além do incentivo e o gosto pela leitura em toda a comunidade escolar.


quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Seminário com a participação da Escola Manoel

Foi apresentado na Diretoria Regional de Ensino de Taquaritinga, o I Seminário Regional do Programa Ler e Escrever, com a participação de todas as unidades escolares pertencentes a Diretoria. No seminário foram socializadas as boas práticas dos participantes, e a Escola Manoel representada pela Diretora Silvia Pierobon e pelo Coordenador João Leme, apresentou o Projeto Escola, formando leitores, o qual tem como objetivo, que todos os alunos possam falar sobre sua imaginação por meio da releitura de nossa literatura, tornando-se assim proficientes, com habilidades e competências fundamentais para buscar sua autonomia leitora e escritora. O produto final do projeto foi a confecção de 400 exemplares do livro, contendo reescritas e criações dos alunos dos anos iniciais, que foram distribuídos aos mesmos durante a 4ª Noite Cultural. O evento com noite de autógrafos contou com a participação de aproximadamente 600 pessoas da comunidade escolar.

Equipe Gestora na apresentação do projeto aos participantes

4ª Noite Cultural foi sucesso de público

Durante o mês de setembro foi realizada com sucesso a 4ª Noite Cultural, com o lançamento dos livros: Escola, formando leitores, produção dos alunos do Ciclo I e Coletânea de sonhos, produção dos alunos do Ciclo II, para a Olimpíada da Língua Portuguesa. Escola, formando leitores, é um livro produzido pelos alunos dos anos iniciais, orientados por seus professores, onde os segundos anos produzem paródias criadas por eles, os terceiros anos reescrevem contos conhecidos, os quartos anos produzem fábulas e os quintos anos reescrevem lendas que encantam não só o nosso Brasil, mas todo o mundo. O livro Coletânea de Sonhos, produzido pelos alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental, teve como base a Olimpíada da Língua Portuguesa escrevendo o futuro, que nos anos pares promove um concurso de produções textuais que premia as melhores produções dos alunos das escolas públicas de todo o Brasil. No evento estiveram presentes aproximadamente 600 pessoas, prestigiando o lançamento dos livros e as apresentações realizadas por nossos alunos.












Escola Manoel participa do Desfile Cívico em Borborema

A Escola Manoel participou com brilhantismo no Desfile Cívico realizado durante as festividades da 41ª Festa do Peão de Borborema. Na oportunidade a unidade escolar representou com seu carro alegórico o carnaval, festa popular brasileira, nas figuras de Carmem Miranda e seus passistas.




Projeto Ler, contar e construir histórias

O Projeto Ler, contar e construir histórias, desenvolvido pelas professoras Elaine e Natália da Sala de Leitura de nossa unidade escolar, vem desenvolvendo um ótimo trabalho com os alunos, pois o objetivo do mesmo é estimular o gosto pela leitura a partir da educação infantil, promovendo momentos de contação de histórias, além de promover a leitura de imagens, construindo novas histórias a partir delas.




Atividades com as novas ferramentas tecnológicas

A professora Jucimara do 2º Ano A, visitou com seus alunos a sala de informática do Programa Acessa Escola em nossa unidade, para desenvolver com os alunos atividades nos computadores, para que os mesmos tenham contato com essa ferramenta que os auxiliam na alfabetização e no cálculo matemático.



Atividade com "mercadinho"

A professora Fabiana realizou a conversa inicial referente à atividade de Matemática, em seguida montou três “mercadinhos” com embalagens vazias e folhetos de promoções. Os alunos compram as mercadorias, pagam com “dinheiro” e recebem o troco. Em algumas situações, incentivados pela professora, os alunos usam o cálculo mental e a estimativa para as compras, em seguida usam a calculadora para conferir o total e o troco aos demais. Em seguida, mudou alguns alunos que estavam no caixa para participar da atividade de outra forma (como compradores). Ao final contaram o dinheiro que sobrou no caixa para identificar se obtiveram lucro ou prejuízo.





quinta-feira, 29 de maio de 2014

Homenagem às Mães

Aconteceu na Unidade Escolar uma noite em Homenagem às Mães. A comunidade escolar compareceu em grande número, participando de diversas atividades, como sorteio de brindes, entrega de certificados aos alunos do Grêmio Estudantil, musicais e apresentações de diversos anos.







Ler, contar e construir histórias

Projeto desenvolvido pela Sala de Leitura que estimula o gosto pela leitura desde a educação infantil, promovendo momentos de contação de histórias e momentos de manuseio de livros, além de estimular as crianças a lerem imagens e construírem histórias a partir delas.



Projeto Didático: Jardim, um mundo para os animais pequenos

As professoras realizaram a apresentação do projeto aos alunos, seguindo os encaminhamentos de cada atividade e apresentando o gênero proposto pelo mesmo. Após o desenvolvimento do projeto em suas diversas etapas (leitura, criação, produção e revisão), os alunos produziram com as orientações das professoras um cartaz relativo ao tema com diversos verbetes criados em grupos, após o trabalho foi exposto pelos alunos aos colegas dos 2ºs anos.





PROJETO EMAI – Atividade com placas de carros

A professora iniciou a atividade objetivando que os alunos reconheçam números no contexto social e sua função de código, após a conversa inicial sobre a mesma, os alunos acompanhados pela professora se dirigiram ao estacionamento da Unidade Escolar para observar e anotar as placas de alguns veículos. Durante o desenvolvimento da atividade, a professora realizou intervenções pontuais sobre as diferentes formas de leitura dos números das placas e em seguida relacionando-os com números de telefones: de um em um, de dois em dois, em função das necessidades apresentadas.