sexta-feira, 9 de setembro de 2011

COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE 90 ANOS - 5ª Parte

CONSTRUTORES DA NOSSA HISTÓRIA
“90 ANOS DE HISTÓRIA, NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE UM POVO”
                                                                      Por:
Esvânia Eliza Pilhalarme de Souza
Marisa Gonçalves da Cunha Godoi
Maria Eugênia Cirezola

Durante as comemorações dos 90 anos da E.E. Manoel Silveira Bueno, muitos depoimentos estão sendo dados por aqueles que fizeram parte dessa história de sucesso, pessoas que durante uma vida inteira se doaram na arte de ensinar e outras que sentaram em seus bancos e receberam todo o carinho, afeto e as portas abertas ao conhecimento. Todos relembram com saudades daqueles tempos e rendem suas homenagens nesse momento festivo.

1º Depoimento
Em 29 de setembro de 2011, dia em que a E.E. Manoel Silveira Bueno completa 90 anos, quero homenageá-la por toda a contribuição dada à querida Borborema e que continue sempre nesse caminho.
É com muita saudade, orgulho e honra que a parabenizo.

D. Laura Ferraz de Arruda Juliano
Professora Aposentada

(D. Laura trabalhou em nossa escola por 20 anos e completou 100 anos em maio de 2011)

2º Depoimento
Quando ia para a escola, todos os alunos vinham de uniforme (meninas de saias de pregas), tinha muito respeito entre todos.
Durante toda a minha vida sempre participei de muitos movimentos... Um dos últimos foi ajudar a fundar uma “entidade filantrópica” em nossa cidade em prol das pessoas portadoras de câncer e fiquei a frente deste grupo de apoio por 10 anos, onde sempre demonstrei toda a minha solidariedade e empenho em ajudar ao próximo.
“...dediquei a minha vida ao grupo renascer com muito amor ...”
Quero agora aproveitar a oportunidade e cumprimentar a Escola Manoel Silveira Bueno pelos seus 90 anos de existência.
Luíza Gomes Viu - Fundadora do Grupo Renascer

3º Depoimento
Parabéns à Escola Manoel Silveira Bueno pelos seus 90 anos de existência. É com muito orgulho que apresento estes votos a esta escola onde encerrei minha educação no primário em 1958 de onde ainda, após tantos passados, guardo muitas felizes lembranças !!!
Tenho certeza que a escola continuará formando, educando bem, muitas pessoas por mais vários 90 anos!!!

Prof. Dr. Antonio Aparecido Mozeto
Professor da UFSCar

4º Depoimento
...Recordo-me muito do tempo que estudava na Escola Manoel (Grupo Manoel Silveira Bueno), do diretor o Sr. Geraldo Roque Doro, que era uma pessoa muito rígida, nunca sorria pra ninguém...
Usávamos um uniforme que era saia azul de pregas, camisa de gola com bolso, sapato preto e meias brancas, era tão lindo quando formávamos a fila, todos iguais, sem distinção.
Tenho muitas recordações, mas as que mais me marcaram foram de duas professoras que até hoje as respeito muito: “Dona Leda Torres” e “Dona Clarinda Vergaças”.
Parabéns a Escola Manoel Silveira Bueno, sou muito grata pelos meus estudos, do meu esposo e de meus filhos.
Natalina Ferreira de Souza Brilhante – Comerciante

5º Depoimento
Nasci OLAIA RODRIGUES SILVEIRA BUENO, filha de Wilson Silveira Bueno e Dolores Rodrigues Silveira Bueno e neta de Manoel Silveira Bueno e me orgulho de poder contar a minha passagem pela Escola Manoel Silveira Bueno.
Foram apenas quatro anos, quando cursei o Grupo Escolar (1º ao 4º Ano), mas confesso, com orgulho, que foram os mais importantes em minha vida, pois influenciaram diretamente na minha formação onde aprendi os princípios básicos de alfabetização, educação, religião e, principalmente, formação moral, ensinamentos estes ministrados por pessoas que fazem parte de minha vida como as Professoras Ana Cândida, Lourdes Martins Carvalho Braga, Margarida Meirelles, Dona Bizuca além de outros.
Lembro-me perfeitamente do meu 1º Ano, classe mista e Dona Ana, nossa Professora, colocava-nos sentados com os meninos, sempre muito enérgica, mas sempre muito dedicada e como aprendíamos com ela. Guardo-a no meu coração.
Lembro-me dos colegas de classe e do Grupo Escolar, e principalmente do horário do recreio, quando nos era servido as sopas, achocolatados, mas o lanche era pago. Lembro-me também de Dona Elvira e Sr. Sebastião, com seu carrinho de pipocas, paçocas e outras guloseimas, que ficavam do lado de fora da Escola. Quanta saudade!
Nas datas comemorativas, tais como aniversário da cidade, 7 de Setembro, participávamos ativamente dos desfiles, com um sentimento de patriotismo muito mais forte do que vemos hoje e eu me orgulhava de vir  à frente da Escola, ocupando o posto de Porta Bandeira.
Por certo, poderia me estender por laudas e laudas para contar os momentos vivenciados na minha passagem por essa querida Escola, mas peço licença para dedicar algumas palavras a uma pessoa muito especial, que depois de muitos anos voltaria a frequentar os bancos de nossa querida Escola Manoel Silveira Bueno. Falo de meu pai Wilson Silveira Bueno que aos 80 anos de idade cursou o Supletivo. Como ele amava ir para a Escola. Ficava esperando seus colegas passarem e com um sorriso imenso de felicidade se dirigia para a sua aula. Tinha imenso amor e respeito por suas Professoras, o que, aliás, há que se destacar, pois os Professores eram muito mais respeitados tanto pelos alunos como pela sociedade e principalmente pelos órgãos governamentais.
Voltando ao meu pai, relembro sua alegria ao concluir seus Estudos ao final do ano com grande comemoração e realização pessoal, mas que infelizmente, acabou nos deixando no inicio do ano seguinte.
Aliás, fica aqui nosso pleito de reconhecimento àqueles que o homenagearam fundando o Coral Wilson Silveira Bueno o que nos deixa muito lisonjeados principalmente quando entro nessa querida Escola e tenho a oportunidade ver lado a lado as fotos de meu pai e meu avo, e em especial nessa oportunidade que tenho de exaltar a minha gratidão e minha homenagem pelos 90 anos da Escola Manoel Silveira Bueno.
Olaia Rodrigues Silveira Bueno Verdelle
Professora aposentada

6º Depoimento
Recordar sobre a Escola onde fui alfabetizado é sempre muito prazeroso, com 49 anos de idade lembro ainda muito bem de todos meus professores desde o pré com a Profa. Arlete, dos diretores e bedéis, da sopa da Dona Cida e Dona Santa. Da organização da Escola, do Hino Nacional com as filas para entrada a sala de aula. Das bagunças que eu fazia e sempre bem feitas. Recentemente encontrei com uma ex-professora e no meio daquela conversa calorosa ela me perguntou: Pedro você colava nas minhas provas? Respondi: não conto, vai morrer na dúvida! Só posso dizer que hoje não existe como colar para realizar minhas cirurgias.

Parabéns a minha querida Escola, por 90 anos ensinando gerações. Parabéns ao Corpo Docente e Alunos. Peço que continuem zelando por Ela e lembrem que são as coisas boas que ficam.

Dr. Pedro Hortense
Doutor em Neurologia

7º Depoimento
“Abrir escolas é fechar prisões”
(Abílio Manuel Guerra Junqueiro, poeta português)

O meu coração se enche de júbilo por ter sido escolhido, dentre tantos, poder declarar o meu imenso amor, por este templo do saber, que completa 90 anos de existência.
É difícil falar da Escola Manuel Silveira Bueno, carinhosamente chamado de Manéco, sem que não me venha na mente os maravilhosos anos que ali vivi, como estudante e, posteriormente, como funcionário.
Eu não consigo falar do Manéco, sem que não me venha na mente tantas pessoas amigas e queridas, com quem eu tive a bênção de conviver.
Aproveito esta oportunidade para agradecer à minha professorinha, Maria da Glória Inaco Zulliani - Dona Glórinha - aquela que descortinou a ignorância do meu saber, alfabetizando-me.
Que Deus a abençoe, bem como todos os mestres de Borborema, do Brasil e do mundo! Vocês são verdadeiros faróis nas vidas de tantas crianças e jovens.
Do Manéco... só me restam saudades!
Que as futuras gerações de borboremenses saibam que eu, Frei Anízio, padre e franciscano estudou, limpou, riu, chorou e muito amou, enquanto caminhou pelos corredores de chão vermelho do Manéco. Foram dois momentos inesquecíveis da minha vida; quando aí estudei e trabalhei.
Hoje, só tenho a desejar a todos vocês que estudam e trabalham neste templo do saber, que cuidem com carinho e amor, como assim eu o fiz um dia.
Parabéns velhinho querido e saudoso! Parabéns, Manéco! Muitas saudades...
Frei Anízio Rodrigues de Oliveira Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário