sexta-feira, 2 de setembro de 2011

COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE 90 ANOS - 4ª Parte

ESCOLA MANOEL, UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO.
“90 Anos de história, na história da educação de um povo"

Professoras dos 2º anos do Ensino Fundamental
Jucimara Flávio Simões de Oliviera
Maria Inês Bandini Fontana
Sonia Maria do Nascimento Games
             
       A E.E. Manoel Silveira Bueno é dirigida e orientada pela Diretora efetiva, a senhora Silvia Margarete Pierobon e pela Vice-Diretora professora efetiva designada, a senhora Rita Neide Duarte de Camargo e como PCP (Professor Coordenador Pedagógico) efetivo e do ciclo I, ocupa a função o professor João Batista Riguero Leme e do ciclo II o professor José Amarildo Ximenes. Temos ainda os professores efetivos que são selecionados por meio de concurso público estadual e ocupantes de função atividades que são contratados temporariamente e funcionários administrativos e de manutenção.
          Contamos também com os colegiados da escola que são:
  • Associação de pais e mestres fundada em 01/07/1979;
  • Conselho de Escola fundado em 28/04/1988;
  • Grêmio Estudantil fundado em 28/04/1988.
Há uma grande valorização do conceito de beleza, com salas, carteiras e paredes sempre limpas. O incentivo ao cultivo de plantas ornamentais é visto a “olho nu” com uma variedade de flores e arbustos nas áreas destinadas aos jardins.
São muitos os projetos desenvolvidos pela escola durante o ano letivo e que buscam a conscientização para problemas de saúde, elevação da auto-estima, disciplina, desenvolvimento do espírito crítico, além de outros vários objetivos. Dentre os projetos temos: Prevenção também se Ensina, Combate a Dengue, Coral “Wilson Silveira Bueno”, Alimentação Saudável, Brincando e Aprendendo, Leitura, Meio ambiente, A água, Preservação do Patrimônio, Reforço e Recuperação e Escola da Família. O ambiente escolar quanto ao estado de espírito, emoções e desejos são norteados pelo respeito e dedicação dos Gestores, Professores e Funcionários, procurando estar sempre um a serviço do outro de forma a desenvolver um trabalho coletivo produtivo em beneficio do Aluno.
 Para homenagearmos os 90 anos de nossa querida Escola Manoel foram convidadas algumas professoras aposentadas que fizeram parte dessa história.
“Que prazer comemorar os 90 anos dessa maravilhosa escola, na qual guardo grandes recordações que jamais serão apagadas.  Na minha infância, cursei da 1ª a 4ª série na escola Manoel, lembro-me muito bem dos meu primeiros professores, José Caponi, Mariana Bittar Abdul Nour, Lourdes Martins e Rosina Inaco.
Lembro-me da hora do recreio em que brincávamos de roda, pega-pega, amarelinha e outras, gostava de recitar nas comemorações cívicas.
O tempo passa, porém as boas lembranças ficam.  Estudei e me formei professora, sendo na escola Manoel que iniciei minha carreira como educadora e me aposentei, guardo boas lembranças das amigas de trabalho, todo mês fazemos uma reunião de professoras aposentadas, para não perdermos o contato.
Ser professor em épocas passadas era um grande sonho, profissão prestigiada, valorizada e reconhecida.
Com todo carinho do mundo lhe digo: Parabéns Escola Estadual Manoel Silveira Bueno, guardo grandes recordações de outras escolas por onde passei, mas você Manoel é especial, pois, foi o inicio de minha jornada.
A vocês colegas professoras do passado e colegas do presente um beijo de sua sempre amiga”.
Helena Aparecida Zanetti
Professora Aposentada

“Escola Manoel... Quanta história pra contar!  Fazendo 90 anos e muitos desses anos compartilhei, juntamente com amigos, professores e mais tarde com meus alunos e colegas de profissão...Sim!!! Fui aluna do Manoel e mais tarde professora nesta mesma escola, até me aposentar. 
Posso dizer que sinto muitas saudades dessa escola com a qual convivi por muitos anos, digo família...pois, ali sempre formamos uma verdadeira família (diretores, funcionários , professores e alunos), todos unidos com comprometimento, amor , muito trabalho e dedicação.   Que esta história continue assim, por muito tempo”.
Flora Conceição Gomes Viu Mourão
Professora aposentada
 
“Em 1969 me casei e vim morar em Borborema e em 1970 comecei a trabalhar em escolas rurais que eram vinculadas a Escola Manoel.  Quando me efetivei comecei a trabalhar com crianças da pré-escola, que me chamavam carinhosamente de “Tia Oneide”.
Foram anos maravilhosos, naquela época a escola era verdadeiramente uma família, os professores eram valorizados e respeitados.  Tenho saudades daqueles tempos, em que fiz verdadeiras amizades às quais cultivo até hoje. Foi nessa Escola Manoel que iniciei minha jornada como educadora e nela me aposentei.
Parabéns Escola Manoel pelos seus 90 anos e que seus mestres de hoje continuem contribuindo para o engrandecimento e enriquecimento da Nação”.
Oneide Terezinha Pini de Fávari
Professora aposentada
 
“Falar da Escola Manoel é com o coração, a minha escola, dos meus filhos e netos, tenho muito orgulho de ter feito parte dela durante dezenove anos. 
Em 1970 quando vim para o então Grupo Escolar Manoel Silveira Bueno, muita coisa era diferente da atual escola.  Tudo era muito simples, havia dificuldades tanto para alunos, como para professores. O material escolar era escasso , os alunos que não podiam comprar não tinham tudo o que precisavam para aprender.  O relacionamento entre alunos, professores e pais era bom, quando os pais traziam os filhos para a escola no primeiro dia de aula, diziam assim: “Aqui a sua mãe é a professora, você tem que obedecer e respeitar.”
Trabalhei muito com alfabetização, era gratificante, principalmente quando o aluno já alfabetizado escrevia bilhetes dizendo: “Tia Jacira, eu gosto muito da senhora.”
Nessa época a Escola Manoel era só de 1ª a 4ª série, alguns anos depois passou a ter também de 5ª a 8ª série, por causa da mudança no sistema de ensino.
Agora muita coisa melhorou, há fartura de livros e cadernos, boa alimentação e transporte. 
A Escola Manoel esta fazendo aniversário, 90 anos!  Parabéns a todos que estão trabalhando para comemorar essa data tão importante”.
Jacira Luiza Trevizan Hartung
Professora aposentada

Quantos dias lindos, cheios de risos, alegrias e trabalhos árduos, sempre em união com todos que aí trabalharam com o mesmo objetivo “trabalhar e amar a todos”.
Este ano “Escola” querida, você comemora seus 90 anos de luta. Parabéns!!!
Tudo passa e a saudade fica.
Saudades de amigos que já se foram com Deus e os que aqui estão e pouco nos encontramos.
A vida é assim, mas ela nos proporcionou também a oportunidade de convivermos com essa “turma” legal, como se fossemos uma família.
Obrigada “Escola Manoel Silveira Bueno” pela oportunidade que deu a mim, ao meu esposo e filhos, que por aí fizeram seus primeiros anos de estudos.
De sua ex-mestra, Alvina.
“Que Deus dê sabedoria para descobrir o certo, vontade para escolhê-lo e força para fazê-la durar”.
Alvina de Amorin Ramos Silvestrim
Professora Aposentada
 
“Tive o prazer de ser aluna da Escola Manoel, pois nela estudei, trabalhei e me aposentei no ano de 2005. Com o passar do tempo por falta de professor para substituir voltei novamente ministrar aulas. 
A Escola Manoel é como se fosse minha segunda casa, tenho um imenso prazer em trabalhar aqui, pois, encontro muito apoio na atual direção e equipe gestora.  Aqui se veste a camisa como antigamente e é por isso que esta escola vai para os seus 90 anos de cabeça erguida com todo mérito merecido.
Parabéns Escola Estadual Manoel Silveira Bueno”.
Neusa Luzia Vessoni
Professora Aposentada

Nenhum comentário:

Postar um comentário