sexta-feira, 23 de setembro de 2011

COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE 90 ANOS - 7ª Parte

Várias gerações na Escola Manoel
“90 anos de história, na história da educação de um povo”.
                                                                        Por:
Leila Maria Rangel Bottacini
Élcia Ednéia Guareschi Ricardo
Nilda Aparecida Vessoni Urbano

A E.E. Manoel Silveira Bueno, ao longo de seus 90 anos de existência recebeu várias gerações que aqui estudaram e guardam na lembrança bons momentos que serão levados para a vida toda. Recebeu também vários profissionais que aqui trabalharam e se sentem honrados por fazer parte dessa história de sucesso.

É com prazer que falo da Escola Manoel, da qual guardo boas recordações. Lembro-me com carinho das professoras: Dona Mariana, Dona Rosina, e de modo especial da professora Marina Barros que com sua bondade e carinho me marcou muito. Também dos funcionários da época.
A frente a escola era mesma, só que a escola era menor.
Ao final do 4º ano havia o exame final que era muito rígido. Minha formatura foi no antigo Cine São José, atual agência do Bradesco, onde Dona Marina me presenteou com um lindo vestido e eu para homenageá-la dei um ramalhete de flores. Que saudades...
Maria Aleixo Romanenghi – ex-aluna da escola

Nasci no Bairro Tijuco Preto em Itápolis-SP, mudei para o Bairro Tanquinho em Borborema, onde cursei por dois meses a escola rural do mesmo bairro.
Depois comecei a estudar na Escola Manoel na cidade, era um tempo de sacrifícios e dificuldades, pois tinha que ir a pé para a escola.
Lembro-me com carinho da professora Dona Bisuca e de meu amigo Julinho Pegorin e das travessuras que fazíamos.
Não terminei o primário, mas guardo boas recordações da infância vividas na Escola Manoel.
Valentim Romanenghi – ex-aluno da escola

Casado com Elaine Izildinha de Paula Romanenghi e pai de Vitória de Paula Romanenghi, aluna da Escola Manoel.
Cursei da pré-escola até a 8ª série na Escola Manoel.
Guardo boas recordações das professoras: Áurea, Jacira Hartung, Conceição Kojoroski, Ilda Rosa, Valdemar Veludo e Dona Rosita, que substituiu por dois meses, dos queridos funcionários: Eledarci, Santo Bellini, Santa Cortez, da inspetora Marilza, Sr. Juvenal e das diretoras: Soely e Arlete.
A escola era um ambiente onde o respeito prevalecia. Durante o recreio brincávamos de bolinha de gude e jogávamos futebol com “bola de meia”. Ainda tenho na lembrança o cheiro da sopa que Dona Santa preparava com muito carinho. Naquela época os refrigerantes vinham em garrafas de vidro e tampinha de metal, que os inspetores Santinho e Eledarci furavam a tampinha para tomarmos o refrigerante em baixo da inesquecível e frondosa paineira.
Da 5ª a 8ª série me lembro da professora Dona Lúcia, Dona Cristina Donadio, do Sr. Pérsio que ministrava aulas de Ed. Física no período contrário as aulas e também do uniforme, shorts azul, camiseta branca, meias brancas e tênis.
Valentim Romanenghi Junior – ex-aluno da escola

            Da 1ª série até os dias atuais sou aluna da Escola Manoel
Minhas professoras foram: Jucimara, Marisa, Marina e Arlete. Eu tenho muita estima pelos diretores, professores, funcionários e colegas. Adoro participar das comemorações cívicas e festividades da escola. No recreio gosto de sentar na pracinha da escola debaixo das árvores que por sinal é um lugar muito aconchegante. Agora, estou cursando a 5ª série, gosto de todos os professores e não enfrento dificuldade nos conteúdos dados.
Vitória de Paula Romanenghi – aluna da escola
 
Recordações
                        
Escola querida
Eternamente me lembrarei

Momentos tão importantes...
Amigos verdadeiros e batalhadores.
Notável prédio, lindo...
Otimismo, uma infinidade de recordações...
Experiências vividas.
Lembranças boas, eternas...

Situações novas e decisivas,
Importantes em minha vida.
Lutas e recompensas,
Valores vivenciados.
Espírito em agradecimento
Investimentos e realizações
Resultados obtidos.
Alunos capazes, amorosos e felizes.

Borborema, cidade vizinha
Unica e acolhedora
Escola amada, suntuosa
Noventa anos, parabéns!
Orgulho de nossa Terra e de minha vida.

Profª Arlete Reguin Bráz - Itápolis

A escola Manoel sempre foi considerada de alto padrão, onde o comprometimento com o trabalho escolar é prioridade, por isso, os 90 anos da escola representam para toda a comunidade uma história de luta, conquistas e sucessos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário